A TERRA É UM SÓ PAÍS

Bem aventurado é o lugar, a casa e o coração e bem aventurado o refúgio, a caverna ou o vale, a terra e o mar, o prado e a ilha, onde se haja feito menção de Deus e celebrado o Seu louvor. -----------------------Bahá'u'lláh ---------------------

segunda-feira, abril 25, 2005

HOJE É 25 DE ABRIL

Hoje é 25 de Abril, o dia que lembra um outro, o de 1974 que devolveu a Portugal a liberdade e a honra para todos os portugueses.
Naquela época, há 31 anos atrás e tinha o meu filho um ano, todos viviamos na angústia de saber que rumo este país tomaria!
Faziamos a guerra em África por causas injustas; o povo, analfabeto numa enorme percentagem, chorava os mortos e tratava os vivos, sem compreender que vivia a grande ilusão de uma pátria dividida pelo mundo e que, na realidade não nos era devida!
Passei o 25 de Abril em Luanda e ninguém conseguia acreditar como é que os capitães tinham conseguido minar o sistema e derrubar o regima ditatorial de Salazar, de Caetano, de Cerejeira que, cada um à sua maneira, não nos permitia ser livres em campo nenhum das nossas vidas.
Os mais jovens de hoje, talvez não entendam o que escrevo, porque felizmente em 25 de Abril de 1974, os militares portugueses conseguiram dar ao mundo uma lição de civismo, coragem e patriotismo, ao livrar-nos de uma ditatura implantada que pensava ter raizes tão profundas que nunca cairia... e ainda por cima tivemos sorte porque a revolução foi feita com cravos nas espingardas dos soldados e ao som da Grândola Vila Morena.
É por isso que hoje vou ouvir o concerto de comemoração do 25 de Abril, onde se vão cantar todas as canções que foram a alma do povo a desejar, a gritar, a sonhar e a aplaudir um País Novo!
Este legado aos nossos filhos e às gerações vindouras nós devemo-lo, eterna e gratamente, a todos aqueles que tiveram a coragem de o fazer.
Infelizmente a memória é curta e já se ouve quem diga, quem pergunte para que é que isso serviu,pois realmente há muita coisa prometida que ainda não foi realizada, mas eu direi sempre: serviu para sermos donos do nosso nariz, não vivermos no regime do medo de às 6H da manhã nos tocarem à porta a revistar a casa só porque tinhamos uma religião diferente e podiamos ser comunistas(?!?),serviu para podermos votar em quem quisermos, mesmo que nos enganemos muitas vezes, serviu para que haja mais preocupações com a solidariedade, com a igualdade de direitos, serviu para termos mais orgulho em sermos portugueses, porque naquela altura, só tínhamos vergonha! Na verdade, éramos a vergonha da Europa! A primeira parte foi feita. Muito há ainda a fazer para que se cumpram os ideais de Abril, para que se cumpra Portugal! E isso é tarefa de nós todos!

1 Comentários:

  • Às 9:22 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Pois é ao ler o seu post e de tudo o que sei como era dificil, imagino como deve sentir-se aliviada! Eu, que sou muito mais nova e não tenho memória dessas coisas, fico contente de não ter de acordar num país totalitário. Democracia é democracia, apesar de alguns defeitos que possa ter!

    Um beijo da Ana Catarina

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

 
Bem aventurado é o lugar,a casa e o coração e bem aventurada a cidade, o refúgio, a caverna e o vale, o prado e a ilha, onde se haja feito menção de Deus e celebrado o Seu louvor! - Bahá'u'lláh -