NOTÍCIA NO JORNAL PUBLICO ON-LINE
03.04.2009 - 15h00 ARTIGO DO JORNAL PÚBLICO
Dezenas de aldeões muçulmanos atacaram nesta última semana as residências de elementos da comunidade bahá'i no Sul do Egipto, depois de um dos seus elementos ter dito na televisão que a aldeia de Sharoyah, perto de Sohagh, estava cheia de prosélitos dessa religião.Segunda e terça-feira foram incendiadas e danificadas quatro casas de bahá'is, declarou à AFP uma fonte dos serviços de segurança, depois de grupos de defesa dos direitos humanos terem alertado para este problema.Os incêndios alastraram às residências de duas famílias muçulmanas, que também ficaram danificadas, enquanto as três dezenas de bahá'is daquela localidade eram ameaçados de morte e acusados de serem "inimigos de Deus".No fim da semana passada um canal da televisão egípcia transmitiu um debate em que um jornalista chegou a ameaçar de morte uma médica bahá'i e a partir daí tudo se precipitouA religião bahá'i foi fundada em meados do século XIX pelo aristocrata persa Husayn-'Ali, "Baha'u'llah" (A Glória de Deus), que os fiéis desta corrente consideram o mais recente de uma vasta linha de profetas que inclui Buda, Abraão, Jesus Cristo e Maomé. Mas os muçulmanos rejeitam tal teoria, pois acreditam que Maomé é que foi o último dos profetas; e daí a perseguição que aos bahá'is é movida no Médio Oriente, desde o Egipto ao Irão.A polícia egípcia deteve seis pessoas devido aos acontecimentos do início desta semana e está a interrogá-las, tendo entretanto destacado mais agentes para a região de Sohagh.Há sensivelmente seis milhões de bahá'is em todo mundo, incluindo alguns milhares em Portugal, onde o mais conhecido deles é o campeão olímpico de atletismo Nelson Évora, filho de um cabo-verdiano que casou na Costa do Marfim, onde ele nasceu
COMENTÁRIOS AO ARTIGO, PUBLICADOS
NO PÚBLICO (A ACTUALIZAR)
-->
-->
06.04.2009 - 17h58 - Stella Xavier Rodrigues,
Viana do Castelo, Portugal Crucial que cada um interiorize que "ao olhar a face do próximo olhamos para o rosto de Deus em cada um". A comunidade bahá'í resistirá pois ninguém apaga a lâmpada que Deus acendeu. Lamentável o estágio espiritual daqueles que por fanatismo e ignorância afrontam quem busca unidade e harmonia.
06.04.2009 - 11h23 - Maria Lagos, Lisboa, Portugal
É horrível imaginar as barbaridades que ainda hoje são feitas. Que chegue a Paz e a Concórdia para todos. Os BAHÁIS não merecem ser maltratados pois são pessoas com altos ideais e pretendem ajudar a mudar o mundo, tornando-o melhor.
05.04.2009 - 20h22 - Anerí, vila nova de Gaia
"A terra é um só pais e a humanidade seus cidadãos" disse Baha'u'llah, e disse:"Essas guerras ruinosas hão de passar e a paz máxima há de chegar", "O equilíbrio do mundo foi alterado mas ninguém percebeu a Causa ou entendeu o motivo". Senhoras e senhores, podem queimar e matar quantos baha'is vocês quiserem, mas nada vai poder parar a força de Deus investida nessa revelação. É a vontade de Deus para nossa época a "Unidade da humanidade", quem disse isso foi Baha'u'llah. E será assim. A terra está caminhado para a união, aqueles que tem ouvidos que ouçam.. os que tem olhos que vejam!
05.04.2009 - 11h37 - Dad, Lisboa, Portugal
Num mundo onde tanto de fala de liberdades - quantas opressões! O exemplo do que se está a passar com os Bahá'is no Egipto é uma prova de quanto ainda temos que caminhar até aprendermos a beleza da UNIDADE NA DIVERSIDADE. Espero que esta situação venha a ter um limite e que o Egipto aprenda a respeitar aqueles que têm uma forma, para eles muito diferente de encarar o significado de RELIGIÃO PROGRESSIVA. Os Bahá'is são pessoas de bem e porventura o seu único problema é acreditarem que a Religião é progressiva.
04.04.2009 - 11h07 - Tina Sanai, Beja, Portugal
Julgo lamentável que no Século em que vivemos continuemos a ter notícias destas. E como é que pessoas se podem professar seguidoras de uma religião e contudo, através do seus actos, demonstrar percisamente o contrário, agredindo, perseguindo, torturando, incendiando, prendendo e matando? Choca-me ainda mais porque sei que o propósito da fé bahá'í é a união de todos os povos e raças da terra numa causa comum, não só respeitando como valorizando a diversidade da raça humana que apenas contribui para um maior enriquecimento. Acho que apenas através de uma maior consciencialização e contributo de cada um de nós podemos fazer frente às injustiças que continuam a assolar pessoas inocentes por todo mundo.
04.04.2009 - 10h38 - António Pereira, Madeira, Portugal
Milhões de pessoas no mundo sofrem de variadas formas de discriminação, o que constitui uma grave violação dos direitos humanos. Discriminar significa distinguir indivíduos ou grupos de indivíduos relativamente a outros ou à maioria. Neste caso, dos bahá'is serem constantemente perseguidos em várias partes do globo, estão a ser vítimas de uma discriminação negativa intolerável em pleno século XXI; uma discriminação negativa em virtude da sua diferença: religiosa! Existem em todo o mundo mais de 759 milhões de pessoas que enfrentam discriminações negativas devido à sua cultura e ou religião. É necessário combater a discriminação, seja qual for o aspecto que ela assuma!
03.04.2009 - 20h08 - Sousa da Ponte, UK
Wilson Edgar, pedir a Abu que responda de uma forma articuladae considtente Eh mesmo pedir muito pedir muito.
03.04.2009 - 19h37 - Elfo, Covilhã - Portugal
Somos uma das comunidades mais fortes e também as mais assediadas nesse grande país de tão larga história. Os bahá'í têm uma presença muito marcada na região. É bom que falem de nós, bem ou mal não importa. É urgente um diálogo entre os bahá'ís e a sociedade e não apenas o tão afamado diálogo inter religioso que tem um sabor a politicamente correcto. Desculpem lá qualquer coisinha mas já sou bahá'í desde 1977, muitos de vós ainda não eram nascidos, e vi muitas e boas mudanças na maneira com que nos respeitam, quer na rua quer nos locais de trabalho. Não tecer aqui considerações sobre os países que nos tratam mal pois penso que eles julgam que estão a fazer um acto meritório aos olhos de Deus.
03.04.2009 - 18h50 - Alain Glacet, Funchal, Madeira
Abu, Bahá'u'lláh foi exilado de Iran para Irak, para Turquia, e, finalmente para Akka. Antigamente na Palestina. Como é obvio, Ele não quiz, nem elegiu o caminho do Seu exil... Chegou lá por vontade dos que o exilarão... Si vosse quer saber mais suggero que pesquiza por si proprio. Existem vários site na Net com o nome Bahá'í. PS : Alexandre. Por favor, nada de insultos e, muito menos, de ameaças. Isso não serve de nada. Obrigado.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial